As manifestações socias

E as referências nos cinemas

Posted by P. Rocha 02 de Junho, 2018

A sociedade é formada por valores, e esses valores as vezes precisa de uma reformulação, um upgrade. Para que isso aconteça na maioria das vezes são necessárias movimentações sociais, como protestos, greves, ou simplesmente um "dia de furia". Todos esses movimentos ganham depois as telas ou em um filme, ou em documentários. Nos cinemas, há muitos filmes de boa qualidade que valem a pena assistir. Mas de modo divergente falaremos de trabalhos cinematográficos que precisamos dar uma atenção por tratarem das causas do descontentamento social.

Um dia de fúria - Falling Down (1993)


Falling Down (Um dia de fúria - Português) é um filme policial de 1993 dirigido por Joel Schumacher e escrito por Ebbe Roe Smith. O filme tem Michael Douglas no papel principal de William Foster, um divorciado e desempregado de uma empresa fabricante de armas. O filme gira em torno de Foster, e como ele provoca uma agitação violenta na cidade de Los Angeles, tentando ir a casa de sua ex-mulher a tempo para a festa de aniversário de sua filha. Ao longo do caminho, uma série de encontros e situações, tanto trivial e provocante, o levam a reagir com violência e fazer observações sarcásticas sobre a vida, a pobreza, a economia, e o capitalismo. Martin Prendergast (Robert Duvall), um velho sargento do departamento de policia de Los Angeles (LAPD) no dia de sua aposentadoria, tem que enfrentar suas próprias frustrações, assim que ele encontra Foster. O título do filme em inglês que refere-se ao colapso mental de Foster é retirado da canção de ninar "London Bridge Is Falling Down", que é algo recorrente ao longo do filme.

Falar de movimentos sociais e um dia de fúria parece não fazer muito sentido, mas todos os movimentos sociais, greves, começam com o descontentamento de alguma coisa ou situação. Como por exemplo somos mau tratados em atendimento públicos como hospitáis, bancos, serviços públicos, estradas ruins, transporte públicos (acho que os serviços públicos estão ruins, só consigo pensar neles). Temos que nos controlar para não "surtar" com pessoas e situações ao nosso redor.

Salve geral - 2009


Este filme de 2009 conta o drama de Lucia (Andréa Beltrão) e seu filho Rafa (Lee Thalor). E como se envolveram nos eventos de violêcia de dia das mães de 2006, quando o recém formado grupo primeiro comando da capital PCC(sindicato dos presos = informação vinculada nas mídias / partido da capital = informação entre os presos) resolveram "tocar o terror" em todo o estado.

Não comparando as classes temporarias, com os eventos de paralisação atual, mas ilustrando os cenários politico / cultural dos periodos. O descontentamento e a humilhação em que os detentos ficavam é o tempero essencial para gerar as ondas de violência na cidade. A pressão social as condições de sobrevivência e a exclusão gera o descontentamento. Este filme é uma obra de ficção, com inspirado em fatos reais ocorridos no estado de São Paulo. O filme possui um drama bem elaborado, com trechos de ação e romances bem distribuidos em 1h59min. Vale a pena assistir.

Coração valente (Braveheart) - 1995


Braveheart (Coração Valente - título no Brasil) ou Brave heart, é um filme norte-americano de 1995, estrelado e realizado por Mel Gibson. Estreou no Brasil em 14 de Julho de 1995. Braveheart recebeu dez indicações ao Oscar, ganhou em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção (para Mel Gibson).

Coração valente é um filme com enredo fantástico, não é atoa as inumeras indicações a premiações. Contando a hitória de William Wallace, um cavaleiro patriota que luta na independencia da Escócia. Essa narração é baseada na história real de Wilham Wallace que até hoje é reconhecido na libertação da Escócia e há varios monumentos no país em sua homenagem.

Qualquer um que já tenha assistido esse clássico de 1995, entende os motivos das revoltas ocorridas, e as causas da solicitação da separação da Escócia.

V de vingaça - 2005


V de Vingança (no original, V for Vendetta) é um filme de ação de 2005, dirigido por James McTeigue e produzido por Joel Silver e pelas irmãs Wachowski, que também escreveram o roteiro. É uma adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome de Alan Moore e David Lloyd, publicada pela DC Comics sob a sua marca Vertigo. Situado em Londres, em uma sociedade distópica num futuro próximo, Natalie Portman estrela como Evey, uma garota da classe trabalhadora que deve determinar se o seu herói se tornou a grande ameaça a que está lutando contra. Hugo Weaving interpreta V, um carismático defensor da liberdade disposto a se vingar daqueles que o desfiguraram. Stephen Rea vive um detetive que inicia uma busca desesperada para capturar V antes que ele inicie uma revolução. O filme foi originalmente programado para ser lançado pela Warner Bros em 4 de novembro de 2005 (um dia antes do 400º aniversário da Noite de Guy Fawkes), mas foi adiado, e estreou em 17 de março de 2006. As críticas foram positivas e os ganhos de bilheteria mundial alcançaram mais de 132 milhões de dólares, mas Alan Moore, depois de ter ficado desapontado com as adaptações cinematográficas de dois de seus outros romances gráficos, Do Inferno e A Liga Extraordinária, recusou-se a ver o filme e, posteriormente, distanciou-se dele. Os cineastas removeram muitos dos temas anarquistas e as referências a drogas que estavam na história original e também alteraram a mensagem política para o que eles acreditavam que seria mais relevante para um público de 2006. O filme foi visto por muitos grupos políticos como uma alegoria da opressão do governo. Libertários usaram isso como uma afirmação conservadora contra a intervenção governamental na vida dos cidadãos. Anarquistas usaram esse filme para propagar a teoria política do anarquismo.

Acho que quando falamos em revolução em grupos, indiretamente já pensamos nesse filme, apesar de ser uma ficção apresenta um momento de frustação de varias situações que acontecem durante o filme.

abaixo estou deixando uma lista de sites que falam de fimes e documentário que tratam das manifestação populares

https://cinetoscopio.com.br/2017/06/01/16-grandes-filmes-sobre-revolucoes-e-revolucionarios/

Ver no site

https://filmow.com/noticias/8448/5-filmes-de-contracultura-e-revolucao/

Ver no site

https://www.ccine10.com.br/melhores-filmes-com-manifestacoes-populares/

Ver no site

https://www.centralpress.com.br/12-filmes-para-estudar-historia/

Ver no site

https://cineplot.com.br/index.php/2016/01/04/20-filmes-sobre-revolucao-que-voce/

Ver no site